Sunday, January 5, 2014

Literatura e diplomacia: o soneto de Steinbroken, requentado

Sou finlandês : meu coração é frio,
enquanto só nos dão vodka gelado!
Não sou pior que tu no desafio,
rico alemão que temes juro dado...

Inglês, tu deves e não temes, bem:
assim é que se porta um cavalheiro!
Franceses andam todos num vaivém,
ao sul falta-vos "rating" e dinheiro...

Sou finlandês : meu coração é frio.
Mas que querem que faça desta Europa?
No Mali falta o ganho, sobra o brio.
Há um cheiro de fascismo à nossa porta:

no Báltico, em Paris, pelo Danúbio
e por toda essa Europa num conúbio.

(revisão de um soneto publicado neste blog em Abril de 2011)

NOTA:

Conde de Steinbroken é uma personagem do romance Os Maias, de Eça de Queiroz.
Steinbroken é, durante o desenrolar da narrativa, diplomata e ministro da Finlândia em Portugal. É um frequentador dos serões d'O Ramalhete e amigo de Afonso da Maia.
A sua relação com a família Maia começa quando Afonso da Maia se disponibiliza a alugar umas cocheiras à embaixada finlandesa. Farto de tantas burocracias diplomáticas, Afonso acaba por doar as cocheiras. Steinbroken, assumindo tal acto como um serviço feito ao rei da Finlândia, visita Afonso da Maia com toda a Legação Finlandesa em Portugal. Afonso torna-se assim seu simpatizante, apreciando as suas qualidades de enologia e whist (um jogo de cartas da época).
Steinbroken é, também, um especialista em canto, sendo dotado de uma excelente voz, muita apreciada pelo Marquês, amigo de Carlos e regular convidado do Ramalhete.
Quando Carlos da Maia regressa de Paris, em 1886João de Ega informa-o que Steinbroken partira para a Legação Finlandesa em Atenas.
(Wikipédia)

1 comment:

  1. entre portugal e grecia o diplomata finlandês tem muito para se irritar ou criticar, mas entretanto joga bilhar, acho que sim, se bem me lembro, talvez tambem fumasse um charuto, em atenas será acreditado não residente em chi+pre e assim será o destino dele...

    ReplyDelete