Friday, March 22, 2013

Espinoza

A raiva e o ódio são sentimentos que diminuem a nossa potência de agir, a qual só o amor multiplica. Tem razão Espinoza. Mas só nos restam o ódio e a raiva quando não vemos um único ponto na terra onde pousar a alavanca da nossa potência de agir. 

4 comments:

  1. Ao citar, em dois post's, Aristóteles e Espinoza, a propósito da raiva -excluo o ódio - não lhe apraz citar Socrates?

    ReplyDelete
  2. Não é só Aristóteles ou Espinoza, a 'velha senhora' também busca soluções. (Quanto a Sócrates, diz a senhora que é de citar o que diga na RTP...):

    mudemos ódio em amor
    a raiva essa vai crescer
    com raiva mas muito amor
    ajamos até morrer
    pra esta merda subverter

    ReplyDelete
  3. Socrate cependant n’a pas réussi à triompher de la haine de ses concitoyens. Dans son Apologie il explique comment une telle haine s’est peu à peu catalysée contre lui. Socrate en voit l’origine dans des calomnies anciennes ainsi que dans l’enquête qu’il décida de mener à la suite de la parole de l’oracle. Plus tard, quand Socrate refusera de se taxer à une peine d’exil, il s’expliquera comme suit : s’il a suscité de violentes réactions de haine parmi ses concitoyens, comment ne susciterait-il pas les mêmes réactions de la part d’étrangers? On voit donc comment cette passion résistante peut faire obstacle à la philosophie.

    ReplyDelete
  4. Agradeço aos pensadores que se demitiram do conforto individual e pensaram nos dorsos que aguentam o peso do egocentrismo dos nomeados para açambarcar os direitos...
    Agradeço à velha senhora (que obviamente reencarnou também de Godwin e Mary Wollstonecraft e Proudhon e ... ) que aproveita o mote(que o sr. embaixador poeta sempre nos dá) gerador de inspiração para sensibilizar...

    ReplyDelete