Tuesday, March 19, 2013

Dia do Pai


IN MEMORIAM
A meu pai
Cada dia te víamos andando
mais para dentro de ti mesmo. O tempo
ia ficando parado
à medida que o sangue, mais pequeno,
circulava num espaço
que já era seu próprio esquecimento.
A certa altura, a placidez do campo
lavrava o teu rosto. Que terreno
era então ver-te olhando,
como se o olhar e o fio do centeio
fossem a luz do ano
com nostalgia de parecer eterno.
Foi essa a idade em que haver sido amado
pelo pão, pelo vinho e pelo vento
te trouxe a crestação com que o trabalho
deu tez ao sonho, e honradez e peso
a ficares assim, em paz sentado,
marceneirando teu próprio pensamento.
E, aos poucos, por ele madrugando,
seguiste ainda mais por ele adentro,
de forma que, hoje, nem te vemos. O halo
onde foste minguando é só aceno
de quem se foi pensando
até ao outro lado de si mesmo.
FERNANDO ECHEVARRIA

4 comments:

  1. Lembrei-me tanto hoje do meu Pai. Não pelos mimos ou carinhos. Mas pelo que de mais precioso me deixou: o exemplo!

    ReplyDelete
  2. Seleção de Mestre.
    Tão bonito quanto profundo,consigo personalizar a maioria dos versos do poema e sinceramente a saudade já não doi só me faz sorrir de orgulho...
    (...)
    "Foi essa a idade em que haver sido amado
    pelo pão, pelo vinho e pelo vento
    te trouxe a crestação com que o trabalho
    deu tez ao sonho, e honradez e peso
    a ficares assim, em paz sentado, (...)"

    FERNANDO ECHEVARRIA
    Posted by Alcipe at 5:19 PM in Tim Tim no tibete

    ReplyDelete