Ah! Meu caro Alcipe vê-se bem que pertence a uma geração que os "novatos" desconhecem. Este humor que vem dos meus tempos e apanha os seus, só os mais velhos apreciam. Mostre isto a um jovem de 20 anos e ele ri. Mas não da peça... Ou ri da peça, sim, porque nasceu num meio social que o preparou! E serão sempre as elites...
Mas, Alcipe, os nossos filhos e netos...pertencem à elite! Se eu mostrar o vídeo a alguém cujos pais não sabem ler nem escrever, a alguém que vem escutar as minhas aulas nocturnas depois de 8 horas de trabalho, à minha cabeleireira que quer ter o filho doutor, eles só sorriem para me ser agradáveis. Não se trata só de gerações; trata-se de meio social. Você pode dar instrução. Mas "mundo", contacto cultural, esses, Alcipe, continuam por algumas décadas ainda, reservados aos filhos de "certa" gente.
Ah! Meu caro Alcipe vê-se bem que pertence a uma geração que os "novatos" desconhecem. Este humor que vem dos meus tempos e apanha os seus, só os mais velhos apreciam.
ReplyDeleteMostre isto a um jovem de 20 anos e ele ri. Mas não da peça... Ou ri da peça, sim, porque nasceu num meio social que o preparou! E serão sempre as elites...
Os meus filhos gostam e entendem. Não desespere das novas gerações, Helena, são melhores do que pensamos.
Deletefatinhos risco de giz, já se usam pouco, é pena...
ReplyDeleteMas, Alcipe, os nossos filhos e netos...pertencem à elite!
ReplyDeleteSe eu mostrar o vídeo a alguém cujos pais não sabem ler nem escrever, a alguém que vem escutar as minhas aulas nocturnas depois de 8 horas de trabalho, à minha cabeleireira que quer ter o filho doutor, eles só sorriem para me ser agradáveis.
Não se trata só de gerações; trata-se de meio social. Você pode dar instrução. Mas "mundo", contacto cultural, esses, Alcipe, continuam por algumas décadas ainda, reservados aos filhos de "certa" gente.