Friday, May 30, 2014

Os Cantos Pisanos

Descansar comigo mesmo
tornou-se impossível.
Faz-me falta, volte, Sr.Kappus.
Escrever é uma paixão inútil, desculpe,
estou sempre a citar,
a malta nova não gosta,
diz que eu sou culturalista, esquisito,
as minhas citações não são as deles,
já não conheço os conjuntos pop,
já nem devem chamar-se pop, o que acha, Sr. Kappus?
Ajude-me, na sua vida militar deve encontrar muitos jovens
conhecedores de conjuntos pop.
Os jornais literários só falam desses conjuntos,
bandas diz-se agora (não é?)
e os jovens recrutas (agora não há serviço
militar obrigatório), a tropa, sei lá,
deve conhecer essa música,
de modo que o Sr. Kappus bem me poderia…

Senhor Poeta, o ridículo é penoso
quando alguém quer tanto sair de si próprio
para apanhar nas velas esgarçadas do seu barco bêbedo
o vento de um tempo que já não é o seu.
Envergonhe-se, toda a gente cita
e ninguém sabe mais o que está a citar.
Envergonhe-se, ouviu? Pull out your vanity,
ao Pound fecharam-no numa gaiola e ele escreveu
os Cantos Pisanos. Tenha vergonha, Senhor Poeta, tenha vergonha!


1 comment:

  1. leia o abc da leitura sr kappus, sim leia o, e depois os canticos, pois, numa gaiola ou jaula, mas que ideia, e mussolini já não estava para dar apoio, bem, ficam os cantos, pisanos disse ele, etc etc

    ReplyDelete