Saturday, January 5, 2013

Os Seminários Diplomáticos de antigamente

                                       Hans Holbein, Os Embaixadores

5 comments:

  1. Alcipe deu-me um ataque de riso com as poses.
    O seu humor é de um tipo tão especial que me escangalha...

    ReplyDelete
  2. Pois,ficou mais claro para mim a noção de montra...No contexto, claro.

    ReplyDelete
  3. A fotografia oficial do Seminário que agora decorreu não mostra, contudo, passados alguns séculos, um ar menos empertigado. E uma confrangedora falta de Senhoras at the front row. As promessas estão por cumprir, com algumas Embaixadoras em casa, desaproveitadas pelo poder actual...

    ReplyDelete
    Replies
    1. E outras, caro Anónimo das 12:24, bem precisavam de ir para casa para tranquilidade de quem as ouve, como é o meu caso...
      Mundo ingrato este!

      Delete
  4. este quadro mostra-nos a importancia dos embaixadores se munirem de bons instrumentos de trabalho, o globo terrestre p.ex, onde se vê a iberia, qualquer embaixador necessita dele para ubicar-se e trasladar-se, para perceber o sitio exacto onde há 1 conflito no qual poderá ter que mediar, para se deslocar em missão, para fundamentar relatórios, etc. mas não só o globo,tambem o relógio de sol, o unico que devia existir para informar os embaixadores sobre a hora, também o quadrante, os livros, a guitarra, etc.
    um embaixador deve vestir-se assim, roupa quente, golas de pele de arminho, correntes com medalhões ao pescoço, barretes adequados; um embaixador de barba fica sempre melhor, sobretudo se já atingiu uma certa antiguidade ou categoria, estes vê se que lá chegaram, serão respeitados.
    estes não são embaixadores de portugal, o pintor não era portugês, são franceses ou holandeses, não sei. há porem um embaixador português que sempre me intrigou, o marquês do funchal que chateaubriand foi visitar quando chegou a roma e iniciou as visitas aos colegas, pois o que o diplomata francês diz é pouco, gostaria de saber muito mais sobre o diplomata português, todos sabemos que chateaubriand era snob, muito consciente do país que trazia às costas e representava, embora fosse excelente profissional. Mas o marquês do funchal cumpria as sua funções e para ele vão as minhas simpatias, châteaubriand não lhe devia chamar grotesco e macaco brasileiro, sim, o marquês do funchal deveria figurar também no quadro de hans que ficaria assim com 3 figuras embaixatoriais.

    ReplyDelete