Thursday, January 10, 2013

De Cora Rónai


Da coluna de Cora Rónai no "Globo", com um "abraçaço" para ela:
O Facebook deu de fazer perguntas aos usuários. Agora mesmo me perguntou como eu estava me sentindo, mas não lhe fiz caso. A ideia é, suponho, dar um empurrãozinho nos novatos que não sabem ainda se comunicar na rede social. O truque, que funciona nos EUA, de onde foi importado, não dá certo entre nós, latinos, que não carecemos de assunto. O resultado é que a maioria das pessoas responde, quando responde, com maus modos e irritação. Mas há quem responda com humor e elegância, como o poeta e diplomata português Luis Filipe de Castro Mendes, que há alguns anos serviu como cônsul aqui no Rio:
“Ainda bem que pergunta. Realmente ninguém tem interesse em saber como eu me sinto (rabujento, irritado com as notícias, saudoso do futuro, esfíngico e fatal, com os pés frios, acabrunhado pela miséria do mundo, já com um bocado de sono, cheio de fome e de sede de infinito, tenebroso, belo, inconsolável, contribuinte sem dívidas ao fisco, um pouco blasé, príncipe de Aquitânia com a torre abolida, lúcido, merda, lúcido, com a televisão já desligada, caminhando radioso sobre a minha miséria, se quiserem continuo…). E é isto, só o Facebook quer saber como me sinto. Ninguém mais. Nem eu.”
(O Globo, 10.1.2013)

9 comments:

  1. Très cher Tim Tim: "acabrunhado pela miséria do mundo" vous cherchez un peu de chaleur dans Facebook?! vous aussi? ça alors! pour une surprise, c'en est une!

    PS: Le pauvre príncipe de Aquitânia privé de sa tour? esfíngico e fatal?? Les temps sont mauvais pour tout le monde...

    ReplyDelete
  2. Mais non, chère amie, je ne fais que répondre, en essayant d'avoir un certain humour, aux questions connes que nous pose facebook. Le prince d'Aquitaine n'est que celui de Nerval, pour le moment on ne m'a pas abolie aucune tour, à part ma future retraite, bien sûr, mais... on ne sait jamais!

    a)Alcipe

    ReplyDelete
  3. a torre de montaigne já não existe/ e bordéus já não é o que era...

    ReplyDelete
  4. Caro "Desdichado": que não faltem estrelas no seu alaúde, para continuarmos a ler posts como este.

    ReplyDelete
  5. Pois eu quero saber de si. Porque o estimo.
    Mas não sonhava ser possível o Alcipe ter conta no Face. Essa é que foi, verdadeiramente, a surpresa!
    Eu tinha uma e há uns longos meses fechei-a. Fiz bem, como se pode depreender do calibre das questões postas...
    :-))

    ReplyDelete
  6. Achei o máximo publiquei na minha página do face.

    ReplyDelete
  7. Ai! Isabelinha que um dia ainda me vai dar razão...

    ReplyDelete
  8. Sr. Embaixador Poeta se me permite

    Pois, dito por Si minha cara amiga que muito respeito e admiro, não duvido sequer, nem preciso do um dia, já dou razão à Sua razão.

    Entretanto vou falando com a minha filha em Stoke (quando o skype não está ativo), com os meus ex.alunos espalhados pelo mundo e com amigos e colegas.

    Além de partilhas: de algumas ideias, perspetivas sobre a atualidade etc... etc...
    Ah e visualizar as famosas fotos de todos os perfis inimagináveis que algumas "amigas e amigos" fazem o gosto de expor...

    Agora...
    Exposição, maus olhados, confronto pessoal com a imagem que transmitimos e não corresponde ào nosso espelho claro que doi,"mas eu sou enfermeira há 29 anos faço 3o este ano, professora de enfermagem há 20 anos" e Pessoa há 51... e...ambas de certeza tivemos oportunidade de afagar a nossa mortalidade e a partir daí..

    No llevaré ninguna imagen de aquí
    me iré desnuda igual que nací.
    Debo empezar a ser yo misma y saber
    que soy capaz y que ando por mi piel.

    Desde mi libertad
    Soy fuerte porque soy volcán,
    Nunca me enseñaron a volar
    Pero el vuelo debo alzar.


    Ana Belen Desde Mi Libertad

    Abraço

    Obrigada sr. Embaixador

    ReplyDelete
  9. Je vous taquinais, cher Tim Tim:)... votre réponse est sublime!

    ReplyDelete