Monday, February 25, 2013

David Mourão-Ferreira faria hoje 86 anos


CAPITAL

Casas, carros, casas, casos.
Capital
encarcerada.

Colos, calos, cuspo, caspa.
Cautos, castas. Calvos, cabras.
Casos, casos… Carros, casas…
Capital
acumulado.

E capuzes. E capotas.
E que pêsames! Que passos!
Em que pensas? Como passas?
Capitães. E capatazes.
E cartazes. Que patadas!
E que chaves! Cofres, caixas…
Capital
acautelado.

Cascos, coxas, queixos, cornos.
Os capazes. Os capados.
Corpos. Corvos. Copos, copos.
Capital,
oh! capital,
capital
decapitada!

David Mourão-Ferreira
(Do blog Insónia, com os meus agradecimentos)

2 comments:

  1. era um grande poeta, senhor da rima e do ritmo, das formas e do metro, das assonancias e das consonancias, do erotismo nos conteudos e da escolha dos géneros, esplendido declamador e fazedor de letras, claro ensaista e bom professor, amante da italia e em especial de roma, etc etc
    boa homenagem e belíssimo poema.

    ReplyDelete
  2. Conheci-o. Homem muito especial. Fiz-lhe a minha primeira entrevista e ficámos amigos. Ainda hoje tenho saudades dele.
    O poema não podia ser mais apropriado. Quem me dera ter tal talento. Porque a fúria não me falta!

    ReplyDelete