Tuesday, January 10, 2012

Fernando Pessoa sobre a Maçonaria


Ora o primeiro erro dos Antimaçons consiste em tentar definir o espírito maçónico em geral pelas afirmaçőes de Maçons particulares, escolhidas ordinariamente com grande má fé.

O segundo erro dos Antimaçons consiste em năo querer ver que a Maçonaria, unida espiritualmente, está materialmente dividida, como já expliquei. A sua açăo social varia de país para país, de momento histórico para momento histórico, em funçăo das circunstâncias do meio e da época, que afetam a Maçonaria como afetam toda a gente. A sua açăo social varia, dentro do mesmo país, de Obedięncia para Obedięncia, onde houver mais que uma, em virtude de divergęncias doutrinárias – as que provocaram a formaçăo dessas Obedięncias distintas, pois, a haver entre elas acordo em tudo, estariam unidas. Segue daqui que nenhum ato político ocasional de nenhuma Obedięncia pode ser levado ŕ conta da Maçonaria em geral, ou até dessa Obedięncia particular, pois pode provir, como em geral provém, de circunstâncias políticas de momento, que a Maçonaria năo criou.

Resulta de tudo isto que todas as campanhas antimaçónicas – baseadas nesta dupla confusăo do particular com o geral e do ocasional com o permanente – estăo absolutamente erradas, e que nada até hoje se provou em desabono da Maçonaria. Por esse critério – o de avaliar uma instituiçăo pelos seus atos ocasionais porventura infelizes, ou um homem por seus lapsos ou erros ocasionais – que haveria neste mundo senăo abominaçăo? Quer o Sr. José Cabral que se avaliem os papas por Rodrigo Bórgia, assassino e incestuoso? Quer que se considere a Igreja de Roma perfeitamente definida em seu íntimo espírito pelas torturas dos Inquisidores (provenientes de um uso profano do tempo) ou pelos massacres dos albigenses e dos piemonteses? E contudo com muito mais razăo se o poderia fazer, pois essas crueldades foram feitas com ordem ou com consentimento dos papas, obrigando assim, espiritualmente, a Igreja inteira.

FERNANDO PESSOA

2 comments:

  1. Declaração de interesses: não sou, nunca fui maçon e nunca tive interesse em sê-lo.

    ReplyDelete
  2. Este erro é, infelizmente, muito comum entre nós. E é comum, porque estamos habituados a tomar a árvore pela floresta!

    ReplyDelete