Crise na zona euro: Relações Exteriores tem plano de retirada de expatriados" é a manchete do jornal The Daily Telegraph. O jornal afirma que os britânicos que vivem em Espanha e em Portugal "podem ter ajuda do Governo para deixarem os países se a crise na zona euro arrastar os seus bancos" e eles deixarem de "ter acesso às suas contas bancárias".
Segundo o jornal, vivem em Espanha cerca de um milhão de britânicos e 55 mil em Portugal. Ao jornal Sunday Times, o Ministério das Finanças confirmou os planos, mas recusou-se a dar mais detalhes.
O Ministério das Relações Exteriores disse ao diário que se está a preparar para um "cenário de pesadelo", com milhares de britânicos sem dinheiro a dormir nos aeroportos e sem meios para chegar a casa.
Entre os planos de contingência que o Governo está a preparar consta o envio de aviões, navios e autocarros. Segundo uma fonte daquele ministério, os planos estão a ser debatidos para entrarem em acção caso se verifique o pior cenário.
Em causa está a crise da dívida soberana nos países da zona euro que tem estado sobre foco nos principais mercados.
E o que pensam eles fazer aos portugueses que lá trabalham? Devolve-los?
ReplyDeleteO Horta Osório que se acautele!
PS E demos nós ao LLoyd's as regalias que demos...
O Foreign Office já desmentiu: parece que estes planos de contingência se aplicam a toda a Europa e não apenas à Península Ibérica! Ficamos todos mais descansados, portanto...
ReplyDelete