Sunday, June 21, 2009

Secularismo

O BJP tem uma das duas reacções previsíveis nos partidos derrotados :  não foi por termos perdido o eleitorado centrista que fomos vencidos;  foi porque não fomos suficientemente ideológicos, porque diluímos os nossos ideais nas águas mornas das aspirações da classe média; como não estamos à esquerda nem à direita do Congresso em questões económicas e sociais, a única maneira de nos distinguirmos deles é sermos o partido do Hindutva, os defensores do deus Rama,  os adversários das leis que protegem os muçulmanos e dão alguma autonomia a Caxemira.  Radicalizar, portanto, no sentido comunalista e religioso, rapidamente e em força!

Perigoso, claro!   Mas a questão afinal é sempre a mesma para todos : pescar no centrão ou radicalizar na ideologia?

O erro do BJP parece-me estar em que já não vejo muitos apoiantes para o Hindutva na Índia de 2009...  Mas é verdade que ainda há nas aldeias jovens casais a serem assassinados por terem feito casamentos fora das suas castas...

Mas é isto assim tão exótico e estranho para nós?

Na Europa o Habermas põe o secularismo em questão (com bons argumentos, mas com más razões, como bem diz o Paolo Flores d'Arcais) e os partidos xenófobos e anti-islâmicos sobem nas eleições europeias.  A direita volta-se para os temas identitários e os intelectuais de esquerda procuram responder ao problema fazendo concessões.

Aqui é o Ashis Nandy que denuncia o secularismo do Partido do Congresso e da Constituição indiana como tendo sido o caldo de cultura do Hindutva radical, numa espécie de cadeia causa - efeito, que teria que se quebrar com menos laicismo do Estado.

(Simplifico e reduzo as teorias, é claro).

Tudo isto tem que ver connosco. O que se passa na Índia e o que se passa na Europa, o que se pensa na Índia e o que se pensa na Europa, não acontecem em dois planetas diferentes...

Somos o mesmo mundo!




1 comment:

  1. Muito bem observado. " O mesmo mundo". Os verdugos de uns são os mesmos de outrens, com poucas diferenças.

    Lilian Marçal

    ReplyDelete