Saturday, May 16, 2009

Democracia na Índia : as surpresas

Afinal, contra todas as previsões, não resultou da votação um Parlamento fragmentado e uma consequente incapacidade de formação de um governo com hegemonia clara (onde se sabe quem manda).

O eleitorado rural terá sido sensível aos fortes subsídios que tem recebido do Governo e que fazem espumar de raiva o "Wall Street Journal"...

O eleitorado urbano não suporta mais o Hindutva, o Sangh Parivar e Companhia e percebe que provocar os muçulmanos da Índia é brincar com a pólvora ... literalmente. Daí o cartão vermelho ao BJP (excepto no Gujarat, onde o Modi, apesar de todos os seus problemas - não posso ser mais explícito no lugar que ocupo - fez criar riqueza e desenvolvimento).

Portanto, o Congresso Nacional Indiano e a coligação UPA tiveram uma das suas maiores vitórias de sempre - só abaixo dos resultados de 1957 e da excepcional "vaga de fundo" de 1984,imediatamente após o assassinato de Indira Gandhi - e Manmohan Singh é o primeiro PM desde Nehru a ser reeleito para um segundo mandato (e com votação superior à de 2004 - mais 56 deputados!).

No comments:

Post a Comment