Friday, May 15, 2009

Com todo o respeito e amizade por Eduardo Lourenço

O rigor manda distinguir genocídio (extermínio deliberado de uma raça) de "limpeza étnica" (expulsão massiva de um povo ou etnia de uma região em que vive, com massacre dos que resistem). É a diferença entre o massacre nazi dos judeus e os extermínios (vários) nos Balcãs. A questão arménia aqui ficaria numa zona cinzenta entre os dois conceitos...

Confundir holocausto (programa de extermínio total) com escravatura (praticada por diferentes raças e civilizações desde há séculos, define-se pela redução de seres humanos ao estatuto de meras coisas ou animais, de quem se pode livremente dispôr, destinados não à morte, mas ao proveito económico dos amos) corresponde a esta alegre baralhada de conceitos em que se vive agora, para maior glória mediática...

Os próprios nazis, mais rigorosos nos conceitos, distinguiam entre os que havia que exterminar (os judeus) e os que havia que reduzir à escravatura (os eslavos).

Desculpe, Eduardo Lourenço, mas não tem razão... E é por muito o respeitar e estimar que quis aqui anotar esta discordância.

 

1 comment:

  1. O mundo agradece. Esclarecer conceitos é tarefa meritória que ajuda a combater a confusão, ainda que nos insignes esta seja sempre suspeita.

    ReplyDelete