Sunday, April 6, 2014

Paris

Desconfio sempre de ti, Paris.
A beleza que imprimes nas coisas não é leve, é sinuosa,
tão dura e sinuosa como a vida.
Cidade impiedosa, ensina-me a resistir
à usura das coisas imperfeitas.
Ensina-me a mentir à vida
com o mesmo descaramento que a vida tem
para nos mentir a nós.
Cidade que me desdenhas e me dás a medida certa do meu ser,
como o metro-padrão que guardas num museu,
aliás já ultrapassado pela ciência!
É em ti que afinal me meço e reconheço
e nunca poderei dizer-te "à nous deux Paris!",
porque tu és afinal tão insuperavelmente bela
e sem ilusões
como a vida que nos foi dada.


5 comments:

  1. Oh e diz-se então de quem desconfia
    não ser fiel...
    e Paris então cidade vazia...
    jamais de luz se vestiria
    sem essa paixão agridoce
    que a faz brilhar diamante
    e jóia sem ser aliança ou anel

    Talvez por ser boa amante
    e saber ser e estar infiel
    ou então por ser inocente
    nessa candidez cruel precoce...

    Oh, sei lá...

    ReplyDelete
  2. A exemplo da cara Isabel Seixas, acha a chata e impertinente da 'velha senhora' que pode comentar poesia com rimalhices

    se isabel bela verseja,
    eu cá ouso rimalhar.
    brinco só, não é de inveja
    que me vejo a versalhar:

    ai paris, o meu paris!
    ai o que eu já por lá fiz!
    desconfiada? mas de nada:
    amar sempre sempre agrada
    (pra aquém da curva da estrada -
    caeiro o disse e eu o quis:
    queria ainda, coitada!)

    ReplyDelete
  3. Sr. Embaixador Poeta Quem melhor que a velha senhora para falar da cidade fatal, hum quem me dera saber o que fez por lá...Basicamente por uma questão cultural só para saber o que Paris pode inspirar, também para aprender, e mais não digo.

    ReplyDelete
  4. Minhas queridas amigas, não sou o Henry Miller, mas não creio que o que se faz em Paris seja muito diferente do que se pode fazer em Chaves, no que respeita à alegria dos corpos (que as livrarias, essas, são bastante melhores em Paris!). Enfim, "chacun à son goût"...

    ReplyDelete
  5. Esta 'velha senhora' não sabe calar-se:

    de alcipe não escondo nada
    concordo amor co'o que diz
    eu queria era coitada
    voltar porra a ser feliz

    não tem que ser em paris

    ReplyDelete