Friday, May 31, 2013

Um dia em que me encontrei mais marxista


O capitalismo financeiro deixou de ser a "aliança do capital bancário com o capital industrial" para passar a ser a dominação-destruição da economia real pelo poder cego dos fundos financeiros , através da conjugação das políticas extremistas de desregulamentação com o avanço tecnológico da sociedade de informação.

A Europa, que constituíu a utopia de substituição para uma social-democracia que, através de uma "terceira via" confessada ou não, contribuíu largamente para a desregulamentação dos fundos financeiros (hoje em grande parte anónimos, shadow banking), é agora  uma Europa híbrida, um monstro nascido de uma concepção liberal da Europa, que já era a de Maastricht, então mascarada com a defunta "coesão social",  entretanto dotada de uma moeda única sem verdadeiras políticas económicas e financeiras comuns e incapaz de uma concepção federal, que era a única que daria sentido a toda esta construção. Pelo contrário, o alargamento ad infinitum sem institucionalização democrática, a moeda única sem um governo económico e uma visão estratégica que não soube (e continua a não saber) enfrentar a grande Ásia emergente, conduziram-nos a esta situação que recorda a definição que Lenine fez do fascismo: "a ditadura terrorista do capital financeiro". Só que o capital financeiro já nem precisa de fascismo ou de ditadura para se impor pelo terror. E, mais grave ainda: o capitalismo financeiro não é um sujeito autónomo, é um mero somatório de decisões racionais que conduzem à catástrofe. Os bancos são ao mesmo tempo beneficiários e vítimas deste jogo, a que a estratégia alemã já só sabe responder pelo empobrecimento generalizado.

A última ironia da História é que a tradicional estratégia britânica de impedir a unidade da Europa acabou por nos conduzir irreversivelmente a uma Europa sob hegemonia alemã.

1 comment:

  1. Devo confessar-lhe que franceses, alemães e ingleses só não nos comem a carne se não puderem. Parece-me um trio de farinha do mesmo saco...

    ReplyDelete