Saturday, May 11, 2013

Carta aos meus amigos brasileiros

Caros amigos brasileiros
O vosso ministro da Educação, Aloizio Mercadante, decidiu suspender todas as bolsas de investigação para brasileiros em Portugal.
A razão alegada é que a escolha de Portugal seria feita apenas por falta de competência dos candidatos brasileiros em falar outras línguas e desta forma, impedindo-os de vir para o nosso país, eles passariam a ser obrigados a falar inglês, como toda a gente.
É bem verdade que o inglês se tornou a língua universal da ciência (e não só), de tal modo que aqui em Portugal (sabiam?) até temos cursos ministrados em inglês.
Mas na generalidade dos países, mesmo pequenininhos que não são superpotências emergentes como o Brasil (a Noruega, a Holanda, a Suíça), e até em alguns dos vossos pares (a China - talvez isso explique por que a China atrai hoje cientistas de todo o mundo e o Brasil não) a solução tem consistido em ensinar inglês aos meninos na escola. É o que temos feito também aqui em Portugal. Uma ideia interessante, não acham?
Com muita amizade

3 comments:

  1. Na mouche. Que elegância meu caro Alcipe. Quase poesia!

    ReplyDelete
  2. Exatamente Sr. Embaixador, muito bem visto.

    ReplyDelete
  3. Mas no Brasil ainda falam português ? Que antiquados caro Alcipe...devia-lhes ter enviado a missiva em english só para lhes mostrar que nós por cá somos super modernaços :)))

    ReplyDelete