Thursday, March 22, 2012

Dia da Poesia


DECLARAÇÃO DE AMOR À LÍNGUA PORTUGUESA E AOS SEUS POETAS, COM VERSOS DE CAMÕES E DE DAVID E UM GOLPE DE ASA DE SÁ-CARNEIRO

Eram tudo memórias de alegria
feitas só de ternura amarrotada,
palavras que passaram pela vida,
a vida feita verso ou quase nada.

Era durar de amor na alegria
de dizer a promessa apaixonada
e em palavras fazer o novo dia
nascer nos grandes olhos da amada.

Sentimos que na língua foi sentido:
porque tantos poetas inventaram
as palavras do amor num golpe de asa,

que quero eu mais ganhar que ser perdido,
perdido nas palavras que criaram
o desenho do amor e a sua casa?


(publicado hoje no JL)

15 comments:

  1. E que declaração tão justa, além de bonita.

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  2. Ao quinto bocejo, acordou, a palavra tinha alma, vinha de alguém que sabia chegar aos ouvidos mesmo sonolentos e cansados, entrou como quem mata sede e embalou a indiferença que sorrindo cedeu o lugar à escuta ativa. Finalmente um Poeta...

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  3. Lindo e comovente!
    Cantar o amor assim, convence que vale sempre a pena vive-lo.
    Correspondido ou não. Porque senti-lo é, por si só, compensação.

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  4. já agora podia se acrescentar eugenio de andrade

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  5. Patrício Branco, qual é a citação de Eugénio de Andrade feita neste poema? Não dei por ela.

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  6. foi coincidencia de palavras, por isso ele não figura no título do soneto, mas eugenio de andrade organizou uma antologia a que deu o titulo de memórias de alegria.
    Assim, ao começar a ler a declaração de amor identifiquei essas palavras como de eugenio de andrade.

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  7. "E tudo quanto olhava e quanto via
    eram tudo memórias de alegria"

    (Camões, "Os Lusíadas", episódio de Inês de Castro)

    O título de Eugénio de Andrade é uma citação expressa de Camões.

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  8. obrigado pelo esclarecimento. o livro de eda nunca o li, apenas tenho presente na memória o titulo que é portanto uma seta para os lusiadas.
    identifico camões, dmf e msc em algumas passagens ou versos mas agora percebo que o soneto deve ser na sua totalidade uma colagem de palavras desses 3 poetas.
    é evidente que escrita e leitura são 2 realidades distintas e o leitor tem a sua parte de interpretação ou descoberta dum poema publicado que entretanto se emancipou do autor que o criou.
    Seria um exercicio interessante detectar verso por verso o que é de cada um dos 3, embora a sua leitura seja mais que isso. Gostei do seu soneto.

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  9. Caro Patrício Branco

    Isso queria eu, fazer um soneto com colagem completa! Não, há apenas dois versos de Camões, um de David Mourão-Ferreira e a expressão "golpe de asa" do "Quase" de Mário de Sá Carneiro.

    Jogo: quer identificar os três versos citados?

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  10. entro eu no jogo, if i may:

    o 2º verso é quase DMF in 'Ternura';
    o 1º e o 12º são puro Camões.

    pas trop difficile, penso eu de que...

    a)franquelino da motta

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  11. vou tentar...identifico palavras e expressões, temas, mas versos não propriamente, a ver, leva tempo...

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  12. 3 versos e 1 expressão, mas tambem versos à maneira dos 3 poetas.

    ternura amarrotada/ assim como /e sentimos que na lingua foi sentido/ são muito dmf.

    Era durar de amor na alegria / nascer nos olhos da amada/ e que quero eu mais ganhar que ser perdido/ são camões ou à maneira de camões.

    e em palavras fazer o novo dia, podia ser dos 2.
    msc não o conheço bem mas está em minoria.
    a influencia mais forte é claramente a de camões.

    Dificil, desisto, a poesia posta assim fica misturada no tempo e confundem-se poetas separados por 400 anos, o que aliás diz muito da intemporalidade da poesia.

    Podemos então dizer que o soneto é uma brevíssima antologia da poesia portuguesa associando poetas de 4 épocas diferentes, considerando tb o autor.

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  13. Franquelino da Motta acertou em cheio! Bravo!

    Volte, Franquelino!

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  14. Ai este Franquelino que é primo do Feliciano, mostra bem a qualidade familiar.
    Já que não fiquei com o último podia ficar com o primeiro.
    Sabe ao que ele se dedica para além da poesia?

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