Saturday, February 26, 2011

O fado da Democracia

Alguns dos nossos "fazedores de opinião", onde encontramos os opinadores mais reaccionários do mundo ocidental, depois do pessoal da FOX nos Estados Unidos, insistem em defender que a Democracia é um bem exclusivo da "civilização ocidental" (leia-se cristã) e consequentemente inadequado a quaisquer outras civilizações.

Pobres Índia, Coreia do Sul, Indonésia, Japão...

Resta dar o passo seguinte : tal como o capitalismo, segundo Weber, nasceu da ética protestante, assim os países que não fizeram a Reforma deveriam também ser considerados inaptos para a Democracia (aliás, segundo os discípulos de Kristol e Himmelfarb, a Revolução Francesa foi um massacre, a Inglesa um chá das cinco - que o diga Carlos I! - e a Americana uma exemplar passagem pacífica - não leram "E Tudo o Vento Levou"...). A Europa do Sul e os irlandeses, católicos (ou ortodoxos) que não sabem gerir as suas contas, não mereceriam provavelmente a Democracia.

Jack Goody publicou agora um excelente (e grosso) livro divertindo-se sobre as grandes descobertas ocidentais que outros já tinham descoberto antes de nós...

The Rise of the Rest (como lhe chamou Fareed Zakaria) é impiedoso. Chorai, cronistas, chorai... Guitarras para a nossa imprensa!

No comments:

Post a Comment