Saturday, July 3, 2010

Transformações do maoísmo

Com a decisão tomada pelo Partido Comunista Chinês de tornar obrigatória a aprovação pelas suas estruturas dirigentes de todas as reincarnações do Buda nos lamas tibetanos (incluindo o Dalai Lama), a teoria marxista-leninista deu um passo de gigante.

A partir do momento em que o marxismo se tornou decisivo na questão delicada das reincarnações de Buda, outras áreas de inquietação estão abertas ao pensamento comunista : a Imaculada Conceição de Maria ; a Santíssima Trindade; o regresso do profeta Ali; o local onde nasceu o deus Rama - um novo mundo de problemas para o socialismo científico!

O Partido Comunista Chinês invoca como precedente que já os imperadores Qing tiveram esse privilégio quanto às reincarnações de Buda - também os Reis de Portugal Fidelíssimo aprovavam a nomeação dos Bispos pelo Papa, pelo que os comunistas esperam legitimamente conhecer as posições do Senhor Presidente da República sobre a composição da Conferência Episcopal Portuguesa!

2 comments:

  1. O Estado português teve uma posições muito judiciosa quanto à canonização de Nuno Álvares Pereira e à beatificação dos 3 pastorinhos.
    Na escolha dos bispos, ainda estamos no reino do humano; mas nas cononizações e beatificações, aí o "reino deles já não é deste Mundo" e estão a interferir com o Todo Poderoso!

    ReplyDelete
  2. Gil, não te esqueças que Nuno Álvares Pereira chefiou a revolução burguesa de 1383-1385, que constitui um exemplo para os revolucionários portugueses, desde o estudo de Álvaro Cunhal. Por isso, a canonização do Santo Condestável pode bem considerar-se justa e meritória, de um ponto de vista progressista e dialéctico.

    Quanto aos pastorinhos, a história é mais complicada, mas a verdade é que a Rússia já se converteu...

    ReplyDelete