Saturday, September 7, 2013

Os libertadores

"Enquanto John Kerry viajava para a Europa à procura de apoios para atacar a Síria, os rebeldes entravam em Malula, cidade cristã a 50 quilómetros de Damasco e onde ainda se fala aramaico. Utilizando altifalantes, os rebeldes instaram os cinco mil habitantes de Malula a converter-se ao islão se queriam continuar vivos".

(Diário de Notícias de hoje)

5 comments:

  1. Alcipe
    Quando leio coisas destas, pergunto como falar em democracia nestas terras?

    ReplyDelete
  2. sim, porque tentar impor o modelo democratico ocidental a países e gentes que não o querem, não o compreendem, não gostam dele, talvez nem se possa adaptar à sua cultura, religião, tradições? tal como não se pode impor uma religião a quem tem outra
    bom seria que cada país se governasse internamente como quisesse, sem molestar o país vizinho, mas nada é já possivel.
    afinal aqui neste canto ocidental tambem há diferentes niveis de democracia, umas mais completas como a suiça, dinamarca, andorra,canadá, nova zelandia,outras mais de fachada ou já nem isso, como a portuguesa, a grega, a hungara, etc etc

    ReplyDelete
  3. Ó Patrício Branco e as nossas guerras de religião na Europa, incluindo as guerras entre os fascismos e os comunismos, e a "solução final" e os anos 30 e o Gulag? Acha que a democracia é assim uma coisa tão cristã, europeia e ocidental?

    ReplyDelete
  4. A velha senhora lê no Libé: L'Union européenne pour «une réponse forte» en Syrie. E comenta:

    mas porra a europa
    concorda co'a guerra?
    não mandem é tropa
    arrasem a terra

    é bomba a matar
    a gente em terror
    pra assim castigar
    assad ditador?

    se assad matou
    pois nós porque não
    que ainda sobrou
    mais população?

    rebeldes bem matam
    matemos também
    gente há que restou
    não reste ninguém!

    que porra de coisa
    a europa está doida?!
    morrá rimação
    vivá matação

    ReplyDelete
  5. não, claro que não, o modelo democratico ocidental serve (e tantas vezes imperfeitamente ou mal) para os ocidentais ou para quem o quiser voluntariamente, querer impor este modelo de democracia a outras áreas e culturas pode não ser bom, diz nos a hitoria recente, o mesmo para o querer impor uma religião, cada um que escolha o seu modelo de governo sem chatear os outros. mas isto é utopia, a situação normal pelos vistos é o conflito e a imposição, não a harmonia e não interferencia.
    a siria que resolva ela mesma os seus problemas internos...

    ReplyDelete