Wednesday, April 17, 2013

Previsões




Além do Fiscal Monitor, o FMI apresentou também ontem o World Economic Outlook, onde dá a conhecer as suas projecções económicas para o planeta.
Para os países onde a troika está presente, a capacidade do FMI para antever a evolução da economia tem sido, no último ano, nula. Há um ano, estava a apontar para 2013 como o início da recuperação. A Grécia conseguiria uma variação nula do PIB, Portugal cresceria 0,3% e a Irlanda 2%. Os resultados são, decorridos três meses e meio do ano, bastante decepcionantes. Afinal, a Grécia terá o seu PIB a recuar mais 4,2%, a economia portuguesa cairá 2,3% e a Irlanda crescerá, mas apenas 1,1%.
Recentemente, o economista-chefe do FMI, Olivier Blanchard, reconheceu a existência de erros nas previsões, especialmente no cálculo do impacto da austeridade na economia.
Agora, o FMI volta a apostar numa retoma relativamente breve, a começar em 2014 nestes três países. Portugal e Grécia crescerão em 2014 a uma taxa igual, de 0,6%, diz o FMI, que mostra pouca confiança na capacidade portuguesa para crescer no médio prazo. Para 2018, projecta um crescimento anual de 1,8%, menos do que os 2,7% da Irlanda e os 3,3% da Grécia.
(Público de hoje)

2 comments:

  1. é evidente que nestas alturas fazer previsões dá barraca. as previsões fazem-se com bastante segurança em épocas de estabilidade economica, de crescimento, de consumo, de produção, de pouco desemprego.
    o senhor gaspar, manga de alpaca, guarda livros e contabilista da republica faz as suas previsões e pouco lhe importa que dê tudo mal e continua a pensar que um dia merecerá o nobel da economia.
    afinal a mão, tal como se pode ver na ilustração, tem linhas e vias e caminhos e cruzamentos, e pontos, e montes e vales, o que acontece é que poucos sabem ler o que lá está, ou orientar-se e o fmi depois da saida de dsk perdeu muito, ele que era um homem que sabia ir ao sitio certo mesmo em hoteis.
    melhor não fazer futurologia,de facto...

    ReplyDelete
  2. Afinal o João Pinto(futebolista) sempre teve razão: previsões...previsões só no fim do jogo...
    Aprende Gaspar!

    ReplyDelete