Saturday, April 20, 2013

De uma exposição


                        (Combat pour une femme, 1905Franz von Stuck)

O Monde de hoje refere em pormenor a polémica, a que aludi aqui há alguns dias, surgida na Alemanha  à volta de uma exposição de arte alemã actualmente exibida no Museu do Louvre.

Para os seus críticos na imprensa alemã, o sentido desta exposição seria mostrar as raízes do nazismo na cultura alemã, vendo em todas as manifestações da arte e da pintura alemã passos na direcção do horror nazi.

O que é preocupante aqui é ver, não só que a leitura da exposição não é de forma alguma aquela que estes críticos supõem ( ela não mostra um só caminho na arte alemã e, quanto ao nazismo, mostra pelo contrário como os artistas alemães do século passado puseram em causa, sem complacências, a desumanização do mundo que culminou no nazismo - e que esses grandes artistas alemães tenham sido perseguidos e expulsos pelo governo alemão nazi da época não é da culpa dos outros!), mas sobretudo que os alemães se possam sentir hoje ofendidos por uma análise crítica das relações entre o nazismo e a cultura alemã, que foi já feita no século passado pelos melhores expoentes do pensamento alemão.

As críticas nos jornais alemães assumiram, aliás, desconfianças de germanofobia contra tudo e todos, desde o facto de a exposição ser em Paris (os franceses, destruídos como potência económica, querem ofender os alemães, por ressentimento) até à menção hostil a um recente artigo do filósofo italiano Agamben a defender a cultura latina, face a esta cisão Norte-Sul, credores-devedores, que está a desfazer a Europa. A desconfiança recíproca cresce. Não só na economia, começa a alastrar na cultura e vai chegar ao trato entre as pessoas.

6 comments:

  1. será de tudo um pouco, quer eles queiram, quer não, a cultura e história alemã está marcada pelo nazismo, ou pelo culto do arianismo, da superioridade germanica, mas tambem por outros aspectos de polo contrario.
    no quadro mostrado vejo p ex uma luta entre um ariano e um de fora, mais escuro, não ariano. já agora acrescento que a senhora não é nada graciosa.
    uma boa exposição mostrará irremediavelmente a realidade, o bom e o mau. porque a alemanha tem coisas muito boas mas tambem não pode esconder as muito más, os seus pecados

    ReplyDelete
  2. A senhora e uma beleza!

    a)Sacher-Masoch

    ReplyDelete
  3. vou observar melhor e tentar perceber, afinal os 2 brigam por ela

    ReplyDelete
  4. É bem uma boa analogia...
    De qualquer forma qualquer um dos dois luta para no fim ser servo e ainda por cima a sra. é nitidamente frígida... Enfim.

    ReplyDelete
  5. A senhora e fabulosa. Com o chicote e as botas pelo joelho!

    a) anonimo

    ReplyDelete
  6. Oh pobres e ingénuos comentadores ainda iludidos na aparência da calcinha de vincos e taieur de terylene do sorriso veneno do espaço morto do meu anelar da fragância trésor do chicote do meu olhar, hum comereis na minha mão lambuzada de juros(as)... Pfff...

    Lucrécia Maquiavel hitler

    Ó caro anónimo das 9:22 PM, por favor vá à Missa , não se meta nisso, nisso de tão óbvio e por consideração só uma colherinha de chá...Não me substime...

    ReplyDelete