Wednesday, December 12, 2012

Caridade não é luta ideológica

A caridade é paciente, a caridade é benigna; não é invejosa, não é altiva nem orgulhosa; não é inconveniente, não procura o próprio interesse; não se irrita, não guarda ressentimento; não se alegra com a injustiça, mas alegra-se com a verdade; tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

 S. Paulo, 1 Cor 13, 4-13 


7 comments:

  1. Cada vez mais entusiasmada - e com mais um Alvarinho -, a velha senhora prosseguiu:

    não se traduz por esmola
    caridade não senhor
    esmola só estiola
    e caridade é amor
    dirá um bom tradutor

    ReplyDelete
  2. Meu querido Alcipe
    O que eu gosto da sua subtileza.
    Está de ver, que de acordo com S. Paulo - não é o apóstolo que mais me encanta, confesso -, eu não sou uma mulher caritativa. Não desculpo tudo, não creio em tudo, não espero tudo e, muito pior, não tolero tudo. Bem pelo contrário. Por isso não sou santa. E às vezes até gosto de pecar!

    ReplyDelete
  3. Querida Helena:

    Porém

    São Paulo na 1ª Carta aos Corintios: “Ainda que eu tivesse toda a fé a ponto de transportar os montes, e não tivesse caridade nada seria.” (Cap. XIII, v. 1ª 7 e 13)

    ReplyDelete
  4. Pois é meu querido amigo. Quantas vezes não leio essa carta...
    Talvez por isso a orientação da minha espiritualidade está nas mãos de um padre poeta que tem uma imensa caridade. Tanta que me ouve com imensa paciência. Não para me perdoar. Mas para que eu me perdõe!
    Faz sentido para si?

    ReplyDelete
  5. Cito José Pacheco Pereira, na "Sábado":


    Na verdade, a “caridade” não é “quente” devido ao “amor”, face ao “frio” da solidariedade do estado, porque não são a mesma coisa, a não ser que a caridade cometa o pecado de se vangloriar de si mesma, ou seja, assumir uma vaidade mundana, e violar o preceito bíblico de que “não saiba a tua mão esquerda, o que faz a direita”. Então a caridade deixa de ser “amor” para ser uma proposta política de organização da sociedade.

    ReplyDelete
  6. ebnezer scrooge e bob cratchit, e por aí vamos...

    ReplyDelete