Friday, January 29, 2010

Visto de Deli

Pensando na minha recente estadia na Europa, não deixa de me preocupar a total ausência na opinião pública (e publicada) da consciência de que o eixo do mundo se está a mover irreversivelmente para longe da Europa (nos nossos responsáveis políticos mais lúcidos encontrei essa consciência, mas não transparece cá para fora, o que é compreensível).

Dirão : mas isso já sucedeu no século XX e 1945 é que marcou o fim da hegemonia europeia. Sim : mas entretanto construímos a União Europeia (um prodígio institucional, não sejamos blasés), o Estado Social Europeu, que resistiu à ofensiva Reagan - Thatcher e tornou a nossa parte do mundo o melhor e o menos injusto lugar da Terra para se viver e concebemos o espaço euro - atlântico (por sobre todas as suas episódicas questões internas, agravadas recentemente por Bush le petit) como o senhor natural do mundo.

Hoje tudo isto mudou : e só vejo respostas defensivas, medos, histerias identitárias repelentes (um livro do Sr Besson que ultrapassa em cretinismo toda a estupidez que nos possa incomodar em Portugal) junto a uma assustadora falta de confiança e de alternativas.

Não digo que a Europa esteja tão mal como os europeus dizem nem que a Ásia esteja tão bem como os asiáticos acham: a leitura dos cépticos e prudentes "Economist" e "Financial Times" ajuda-nos às vezes a ver as coisas na sua justa medida. Mas lá que, visto pelos asiáticos, o mundo parece que lhes pertence, é um facto. E nós na Europa... bom, tenho que me calar, que sou uma pessoa responsável!

1 comment:

  1. Nós na Europa olhamos o umbigo, digo eu, que nem sempre consigo ser uma pessoa responsável.
    Belo texto caro blogger. Apesar de nem sempre pensarmos do mesmo modo, é justo reconhecer a razão dos outros!

    ReplyDelete