Sunday, January 24, 2010

Civilização (visto de Deli)

Se encararmos a questão do ponto de vista do modelo de civilização, é evidente que o modelo de civilização a que chamamos ocidental triunfou em todo o mundo, ainda que com fortes bolsas de resistência dos fundamentalistas islâmicos (a maior ameaça), mas também judeus, hindus e até cristãos (o "Bible belt"...).

Este modelo é capaz de coexistir e de se entrosar com diferentes culturas e civilizações, ao contrário do que pensava o puritano Huntington e do que pratica o puritano Bin Laden.

O que está em causa não é o evidente triunfo deste modelo (não é o fim da História, calma, é apenas um pouco tarde, parafraseando o Manuel António Pina...), o que está em causa é a deslocação dos centros de poder dentro deste modelo, movimento que vai claramente em direcção da Ásia!

O Império tem centro, contrariamente ao que pensa Negri : mas é um centro que se desloca lentamente...

O nosso trabalho é manter a lucidez sobre o nosso lugar neste processo de descentramento e saber agarrar a oportunidade : kairos!




2 comments:

  1. De Deli ou d'ici, lucidez só por si não chega para agarrar seja o que for. E preciso também, no minimo, vontade e imaginação. Com muito trabalho talvez là se chegue.
    Après tout, c'est bien de "notre" civilisation qu'il s'agit !

    ReplyDelete
  2. Bela reflexão. Bem haja, pela qualidade do que aqui se escreve.

    ReplyDelete