Thursday, July 25, 2013

Diplomacia

A constante invocação, por parte dos que reduzem a diplomacia a uma agência de exportações, à experiência do Foreign Office, fez-me lembrar quando, há dez anos atrás, procurei o meu colega embaixador do Reino Unido na capital onde representava o meu país, para estudar o sistema britânico de diplomacia económica.

Fiquei elucidado: efectivamente o nível de responsabilização pelo desempenho e de preparação profissional dos diplomatas britânicos para a promoção económica externa do seu país é exemplar.

Mas aprendi também que os britânicos não deixaram cair, ao contrário da nossa afoita juventude, as outras dimensões da diplomacia, as relações políticas, o conhecimento dos meandros das tomadas de decisão no país em que se está acreditado, a promoção cultural (imaginem!), a diplomacia pública. Saí da conversa com o meu querido amigo John (hoje consultor de empresas em Londres) com uma visão talvez mais alargada do que a prevalecente nos meios mais vanguardistas da nossa simpática direita.

Comi uns excelentes croquetes nesse dia com o meu amigo John...    

No comments:

Post a Comment