Thursday, January 13, 2011

Paul Krugman

Sou leitor do blog de Paul Krugman.

O que ele considera "fiasco" não é o resultado obtido pelos títulos portugueses no leilão da dívida : o que ele considera fiasco e caminho para o abismo é a estratégia recessiva que a Alemanha está a impôr à Europa.

Quem considera essa estratégia a certa (e é toda a opinião publicada) só pode considerar os resultados do leilão como um sucesso.

Mesmo que isso lhes custe muito...

4 comments:

  1. Claro, claro! Mas esta nossa direita junta o analfabetismo à má fé.
    Estou cansado de reinterpretar Paul Krugman...até já comentei o caso no blog dele.
    Abraço
    CP

    ReplyDelete
  2. O funcionamento dos mercados financeiros lembra o funcionamento das partículas subatómicas na sua imprevisibilidade. Embora no mercado financeiro possa haver alguns atractores escroques que pervertem a aleatoriedade, a ideia que coloco é a de que a qualificação como “fiasco” ou “sucesso” das emissões portuguesas tem a mesma qualidade do estado do gato de Schrödinger antes de se abrir a caixa de surpresas que é o futuro do país.

    Nada garante que a melhor estratégia não seja precisamente miar o nosso descontentamento e deixar as coisas evoluir. Cada um terá a sua opinião, pois essa é a melhor estratégia para a sobrevivência da espécie. A teoria da evolução postula que tudo o que não se adapta morre. Mas a verdade é que Portugal já tem uns anitos e lá vamos sobrevivendo…

    ReplyDelete
  3. Ser um fiasco ou um sucesso só será determinado no futuro. Neste momento, como o gato de Schrödinger, o estado é indeterminado e portanto a emissão é simultaneamente um sucesso e um fiasco.

    ReplyDelete