Saturday, February 27, 2010

Da desgraça de ser latino, católico e moreno...



Lord Megnad Desai é um eminente académico indiano (nascido no Gujarate), que, depois de uma brilhante carreira nos Estados Unidos e na Inglaterra, se tornou cidadão britânico, político trabalhista e actualmente membro da Câmara dos Lordes. Tem uma casa de férias em Goa, reconhece com lucidez (o que não é frequente) a identidade própria dos goeses e aquilo a que chama a "dificuldade de integração" de Goa na narrativa nacionalista indiana, mas a sua opinião dos portugueses não é brilhante:

The Portuguese Empire lasted twice as long as the British in India, but the modernizing effects of the latter were sadly missing in the former. This is because the Enlightenment did not affect the Catholic kingdoms of Iberia the way it did Britain and France. Even among imperialisms there are differences.

Dito de outra maneira, a civilização acaba nos Pirinéus, como finamente notava um autor francês do século XVIII...

No Brasil, nos anos 40 e 50, autores como Sérgio Buarque de Hollanda, Vianna Moog e Raymundo Faoro consideravam a colonização ibérica a raiz das desgraças e atrasos da América Latina e da sua inferioridade face aos norte-americanos, brancos, anglo-saxões e protestantes...

E hoje somos PIGS...

3 comments:

  1. Pois fomos, pois somos PIGS. Mas não seremos, se não baixarmos os braços. Felizmente a imagem de um país não se restringe a intepretações historiográficas e ao campo das ideias e das letras (nesse âmbito simbólico, na Índia, nem estamos tão mal assim). É no terreno bem mais material (economia, capacidade de atração, influência) que se medem forças e é aí que temos que concentrar os nossos esforços, dia após dia. Para que não sejamos, também no futuro, PIGS. Ou, no caso da Índia, "Portorico" ou uma república qualquer das bananas!

    ReplyDelete
  2. Que vous arrive-t-il Tim-Tim ???

    Lord Megnad Desai a peut-être raison dans la comparaison qu'il fait entre les deux Empires, mais nous, vous, moi et bien d'autres, on n'est pas des PIGS!

    Vos derniers posts laissent transparaître une énorme tristesse pour ne pas dire lassitude.

    ReplyDelete
  3. Não se deixem impressionar. A "Lenda Negra" esta bem inculcada no espirito de todos, incluindo os nossos. Mas é sobretudo uma lenda, e há vez mais quem se empenhe a repor a verdade histórica.
    Os Impérios só são modernizadores quando estão no seu auge, e os Ibéricos também foram na sua época.
    Vejam por exemplo os trabalhos de Jorge Cañizares-Esguerra.
    Um abraço

    ReplyDelete