Monday, September 22, 2014

Regresso

Já voltei a casa, as portas rangem,
o pó tomou conta de todos os móveis,
deixando-me de pé, a balançar as chaves,
e a interrogar-me sobre o que não fiz.

O tempo que resta não é para confissões
nem para ajustes de contas:
pois quem guarda o guardião, quem despe a roupa
das vestais do templo?
A água corre ainda, um fio sequer, de torneiras
em desuso. Respiro e não deixo de olhar.
Até ao fim não deixarei de olhar.

Que trabalho é este, oculta e extinta miséria
sob os nossos passos?
As janelas com os vidros quebrados, plástico
por cima dos horizontes perdidos
da transparência. Porque insistes? Porque ficas
à entrada da casa, perdido no olhar
e na memória do que nunca chegou a ser?











10 comments:

  1. Bela poesia o meu amigo tem aqui colocado! Dessa "veia" eu tenho mesmo inveja. Libertadora, diga-se.

    ReplyDelete
  2. Querida Helena, eu agora só uso o blog para a poesia. Para graçolas e opiniões (ou indignações, enfim, as que me são permitidas) uso o facebook. E também para dar notícias aos amigos e família.

    ReplyDelete
  3. Alcipe você mata-me. Tem Face?
    Que mais me falta acontecer?!

    ReplyDelete
  4. Tenho o FaceTime, e claro, querida Helena, e só ligar!

    ReplyDelete
  5. E sou assíduo no Facebook. Não se tenta?

    ReplyDelete
  6. A 'velha senhora' diz--me que saúda o seu Regresso, que muito apreciou, e manda-me enviar-lhe esta espécie de sonetilho, com a promessa de que (palavras da senhora) "não me atreverei mais a misturar brincalhotices de rimalhadeira tonta com poesia a sério":

    sou tentada a comentar
    e comento
    cada vez que o leio amor
    mas obrigo-me a calar
    sem lamento
    por pudor

    que eu só sei é rimalhar
    meu azar
    mais nem tento
    e não ouso rimas pôr
    ao dispor
    de quem sabe poetar

    oxalá que mal não queira
    à velha rimalhadeira

    ReplyDelete
  7. O querida velha senhora
    tem aqui ao seu dispor
    o blog ( e mais eu fora...)
    e no face com amor

    a) Alcipe

    ReplyDelete
  8. Encantada com a resposta, a 'velha senhora' abusa:


    simpático amoroso como sempre o é
    contente que me deixa o alcipe meu ao pé

    sei-o no face e quase tudo quase sempre
    degosto e até comento ás vezes raramente

    mas lá não sou anónima e falta-me o véu
    da fantasia pra mostrar meu vero eu

    aqui posso fingir mentir tudo à vontade
    porque é daí que jorra límpida a verdade
    ...se rimar bem - que rimalhar lá isso ai há de

    ReplyDelete
  9. Errata:
    Na 4ª linha do ditado da ´velha senhora' deve ler-se "degusto" e não "degosto".
    Que me perdoem a senhora e os leitores!

    ReplyDelete
  10. Hum Sr. Embaixador a velha Senhora é mesmo enigmática e ou misteriosa sem véu no face?!

    ReplyDelete