Thursday, June 13, 2013

Em Malta

Ainda nao deu para entender Malta. O que posso agora dizer e que estar junto ao Mediterrâneo e para nos estar em casa. Mediterrâneos e atlânticos, como bem definiu Orlando Ribeiro, nos somos definitivamente do Sul. E nao queremos ouvir o lamento do verso de Pavese: " Piu nessuno mi portera nel Sud"...

Conversa com os amigos turcos, suspensos do que se passa no seu pais. Tão importante a Turquia para nos, europeus que nos queremos mais pequenos do que somos! E eles acusam: " se a Europa nao nos tivesse deixado a porta, isto nao se passaria". Nao sei se tem razão, sei que a Europa precisa deles. E sinto- me solidário incondicionalmente com os democratas turcos.

2 comments:

  1. os turcos e a sua praça, foi uma boa surpresa, turquia já é europa, não é margem sul ou oriental do mediterraneo, por uma questão de jardins? talvez, mas se o jardim tivesse sido decidido nada teria havido? sabemos lá !!
    quem se segue?
    que mão pode dar a europa à turquia neste momento em que não tem mãos para simesma? a europa perdeu a razão, está desorientada.
    talvez tudo acalme por uns tempos ou volte noutra praça ou cidade, talvez suceda noutro país da zona do mediterraneo, há que dar valor às massas, às pessoas e gentes, 1384, 1640, a comuna e as barricadas, etc
    a história move se, não sei...

    ReplyDelete
  2. depois de dar uma vista por jornais, concluo que o que se passa em istambul é notícia de 3a ordem, com algum espanto verifico, confesso.
    o guardian dá espaço à siria, às eleiçõs no irão, até a disturbios em cidades do brasil devido a subidas de preços nos transportes publicos; o monde tambem a siria, o irão, a tunisia, as negociações ue-eua sobre acordos de livre comercio e à turquia uma pequena noticia interna de umas linhas; começo a acreditar que são manifestações verdes e que a defesa do parque/espaço verde é de facto o objectivo.
    claro que estas coisas por vezes degeneram, mas não vai ser o caso, penso.
    ainda bem...

    ReplyDelete