Sunday, December 8, 2013

Quando si pensava in grande




Numa livraria de Veneza encontro o livro, acabado de sair, de Rossana Rossanda, a escritora teórica e militante do "Manifesto", que visitou e escreveu apaixonadamente sobre Portugal, nos anos da Revolução. Leio a entrevista que fez a Ernesto Melo Antunes, num momento muito especial daquele processo, depois da aprovação do Plano Económico chamado "Plano Melo Antunes" e antes do 11 de Março, que liquidou para sempre esse mesmo Plano Económico.

A entrevista aponta contradições evidentes na nossa Revolução, enquanto assinala aporias da esquerda, que continuaram o seu curso por estes quarenta anos fora, confirma o reformismo genuíno de Melo Antunes e contém algumas considerações sobre as falácias do crescimento economico, que hoje nos soam arrepiantemente actuais.

Nao sei se este livro se poderia maldosamente chamar, invocando Ravel, "Pavana por uma esquerda defunta", mas o título que lhe deu Rossana Rossanda é magnífico: "Quando si pensava in grande".

1 comment:

  1. não sei, mas devia ir pouco ao palacete da rua das botteghe oscure, nem precisava de ter cartão para ser comunista, assim dizia, pois há nos que não ouvia falar da senhora, pode ser interessante sim ler o livro comprado em veneza, o tempo sedimenta os factos e ficará o que há de melhor e límpido e transparente ao de cima, bonito nome onde um d faz a diferença, se escreveu memórias devem ser curiosas, tanta gente que passou por ela e ela por tanta, etc

    ReplyDelete