Wednesday, January 27, 2010

Canção do exílio

Não trouxe nada para te dar.
Sempre fui estranho às terras em que vivi
e só amei de verdade o que mais me foi estranho.
Terra minha, pátria que te dizes,
nada tenho para ti.

Quando chego à tua beira,
à estrema do teu mar,
a língua de alguns versos enrola-se-me na boca,
é certo.
Mas vê bem : tenho os olhos enxutos
e sou alheio a tudo para que me queres chamar.

Bem sei, dependo de ti.
Mãe pobre de gente pobre, ninguém renega
a miséria de que nasce.
Mas eu sou de outras paragens,
porque sempre fui de outros lugares.
Foi sempre assim e não tem nenhum mistério.

Menino e moço me levaram,
usado e velho não me trouxeram
para o pé de ti.
Não importa : há um verso que cintila
na minha voz,
pedras, conchinhas, pedacinhos de ossos,
no fundo do mar do meu naufrágio,
há uma história longa que aprendi

mesmo que nunca te diga
e que nada tenha para te dar.

(versos de Carlos de Oliveira e de Camilo Pessanha)




1 comment: