Saturday, March 17, 2012

Promessa

François Hollande debatia ontem em Estrasburgo com o filósofo alemão Peter Sloterdijk. A reabilitação da ideia de promessa (e da possibilidade da esperança) contra a razão cínica foi o primeiro tema introduzido no debate. A política nos últimos duzentos anos assentou numa constante promessa do melhor.  O mundo dos nossos filhos teria de ser melhor que o nosso.

Essa política acabou? O melhor já não nos pode ser prometido? A "promessa eleitoral" passou a definir um mero logro? Caímos sob a hegemonia dessa razão cínica, que Sloterdijk conceptualizou?


Há algo de imortal numa promessa dizia Borges. A promessa rompe a ordem do mundo e alarga o espectro do possível.

Será que essa promessa, que do messianismo judaico-cristão o iluminismo veio reconduzir para a esfera da política, poderá ainda acender a sua chama neste globalizado inverno do nosso descontentamento? Voltaremos a acreditar no melhor?

3 comments:

  1. Acreditar no "melhor" é a essência da esperança, entretanto é na imortalidade que a promessa é imoral por se fazer cara ou na mortalidade quando precoce se concretiza no agouro da vingança dos maus ventos.
    É imperativo acreditar no melhor.

    ReplyDelete
  2. Alcipe
    Há pessoas que não podem prometer. O conceito de promessa em política está conspurcado. Ninguém cumpre, desonrando a promessa.
    Se Sarkozy não convence, Hollande não é melhor. Que pena DSK se ter perdido. Também esse falsa promessa.
    Jugo que de vãs promessa está a nobre política cheia...

    ReplyDelete
  3. Meu amigo, o seu blogue será hoje a minha escolha do "blogue da Semana", no Delito de Opinião!

    ReplyDelete