Saturday, December 17, 2011

À saúde de Eduardo Lourenço


"Seria necessária uma malícia sublime, uma suprema malícia do conhecimento, consciente de si própria, que é parte integrante da grande saúde; seria necessária - para dizer em poucas palavras e de forma terrível - precisamente essa grande saúde! E será que ela ainda é possível?"

(Nietzsche, Para a Genealogia da Moral, II, 24)

Para Eduardo Lourenço, que sempre manteve, no meio de nós, a saúde da sua inteligência e a malícia do seu saber.

4 comments:

  1. Diz bem: "no meio de nós". Ou seja de vós, aí em França.
    Vivesse ele sempre aqui e eu não estaria tão segura da excelência da saúde e malícia do saber de Eduardo Lourenço...

    ReplyDelete
  2. Cara Helena, eu queria dizer justamente "no meio de nós, portugueses". Julgo que a saúde intelectual de Eduardo Lourenço não decorre exactamente do lugar onde ele vive. E acho que se pode ainda manter a saúde do espírito e o riso que diz sim à vida na nossa terra - não é a Helena um bom exemplo disso?

    ReplyDelete
  3. Sim, meu caro Alcipe. Mas sou pó, comparada a Eduardo Lourenço.
    De comum temos um amor profundo à terra onde nascemos.
    Nunca, como hoje, eu sinto que ser português é algo que se não explica. No meu caso corre nas minhas veias, está marcado no meu ADN, faz parte da minha alma.
    Mas pergunto-me, muitas vezes, se para se sentir isto e ter a saúde mental que tenho, não terá sido preciso sair e viver fora, como a mim me aconteceu.
    Entende-me?

    ReplyDelete
  4. Também é verdade que nunca senti tanto que era português como desde que vivo no estrangeiro. Entendo, entendo muito bem.

    ReplyDelete