Thursday, October 20, 2011

Nous vivons dans l'oubli de nos métamorphoses

PAUL ELUARD

1 comment:

  1. Meu caro Alcipe
    Às vezes saber demais prejudica o nosso olhar sobre as pessoas.
    Sempre tive imensa admiração por Eluard. Mas ao preparar a biografia de Gala Dali mergulhei - é a verdadeira expressão - a fundo na vida de Eluard e de Max Ernest. E dei comigo a pensar como é que aqueles dois artistas haviam partilhado a mesma mulher.
    Não tenho preconceitos morais sobre a vida de ninguém. Limito-os à minha e já me dão muito trabalho.
    Mas confesso que depois de os "conhecer" nunca mais os vi/li da mesma forma.
    Aconteceu-me o mesmo com Pessoa, quando a sobrinha teve a infeliz ideia de publicar as suas cartas a Ofélia, menoridades/intimidades que eu dispensava conhecer.
    Dir-me-ão que os poetas, antes de o serem, são pessoas. Mas o "gap" entre os dois estados, perturba-me.
    Quase como com os políticos - perdoe-me a triste comparação - que fazem belos discursos, mas cuja conduta é o contrário do que apregoam.
    Surpreendeu-me menos Dali, a quem atribuo um grau de loucura real que explica muito da sua obra e dos seus amores.
    Grande discurso este meu, para dizer que os poetas como os anjos, deviam estar sempre no altar...

    ReplyDelete