Tuesday, April 13, 2010

Patriotismos, nacionalismos, pós-nacionalismos


Não chego ao ponto do Dr Johnson ( o "patriotismo é o refúgio dos canalhas" ) ; nem creio que tenhamos já chegado na Europa àquela fase "pós-nacional", que Habermas nos anunciava. Os últimos desenvolvimentos no nosso continente mostram que os Estados-nações continuam no essencial no posto de comando e preparemo-nos agora para enfrentar as questões da nacionalidade dos húngaros que vivem fora da Hungria com toda a paciência dos Habsburgos ... a paciência que justamente falta à Rainha da Prússia para lidar com os parceiros pobres do euro!

Mas depois de mais um encontro de intelectuais indianos e europeus não posso deixar de notar a diferença de atitudes face ao nacionalismo, de um e do outro lado.

O nosso nacionalismo é velado pelo manto diáfano da União Europeia : o nacionalismo indiano tem a mesma assertividade e certeza do nosso passado nacionalista romântico, que foi emancipalista primeiro e totalitário depois. Se pensarmos que o mesmo nacionalismo é sentido pelos chineses e, claro, pelos russos, começamos a perceber algum incómodo na nossa pele...

Valha-nos ser a Índia uma democracia!

No comments:

Post a Comment