Saturday, December 12, 2009

Mais indo - portugueses : os gujarates

Foram do Gujarate para Moçambique, muitas vezes há três gerações ou mais.  No meio do processo de descolonização, muitos acabaram por escolher Portugal como destino.  Não retornaram, porque a sua origem nunca foi Portugal : mas traziam consigo arreigada a língua portuguesa e bem vivos muitos dos nossos jeitos e costumes, misturados com a língua gujarate e com a  religião hindu...

Vivem em Portugal há 30 anos, mas mantêm família aqui na Índia e também ainda muitas vezes em Moçambique.  Conhecemo-los bem em Lisboa (alguns, menos, no Porto).  São comerciantes, industriais, banqueiros, gente com poder económico.  Todos mantêm bem activamente negócios com a Índia.

Ontem, num esplendoroso casamento em Bombaim, no meio dos rituais hindus, dos saris pesados de ouro e pedras preciosas e das conversas em gujarate e inglês, sentamo-nos  a uma mesa com um grupo de lisboetas  hindus, a partilhar todos os modismos do português alfacinha mais castiço!

Saudação à Comunidade Hindu de Lisboa, cujo presidente encontrei neste casamento!  E à responsável pelo programa semanal sobre a religião hindu na RTP 2, que também aqui conhecemos!

Mais indo - portugueses...




1 comment:

  1. Estou com saudades! E estou com inveja! A julgar pelo convite, este casamento deve ter sido um espetáculo...

    ReplyDelete